Atividades Nacionais

                             

 • Chama em Portugal
 • Chama no Porto
 
 • Chama Centenário

      » Fotos percurso

      » Cerimónia no Quénia

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

Chama do Centenário em Portugal

 

Chegou a Portugal, pela Região de Braga, berço do Escutismo, onde ficou a noite do dia 26 de julho.

Partiu de seguida para a Região do Porto (27), Lisboa (28), Leiria (29), Guarda (30) e entrou no ACANAC do CNE em Idanha-a-Nova no dia 31 de Julho.

 

Esta atividade marcou o início de um novo Século de Escutismo no mundo e foi o momento para que a ISGF – International Scout and Guide Fellowship (Fraternidade Mundial de Escuteiros e Guias - organização para adultos), introduzisse um símbolo permanente que representa a essência do Movimento. A “Chama do Centenário (Spirit Flame) foi uma ideia abraçada e encorajada pela Organização Mundial do Movimento Escutista.

 

 Slide de Portugal

 

 

Ver álbum

 

 

Fomos a França buscar a Chama

 

Durante a sua paragem em Moisson (França), uma delegação

portuguesa integrando elementos da FNA e do CNE, acenderam

uma "Chama" que foi transportada para Portugal.

O Presidente da Direção Regional do Porto da FNA, foi um dos

elementos dessa delegação.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver álbum

 

Confraternização com outras delegações

 

Acender da Chama que veio para Portugal

 

Discurso de receção à Chama

Sessão solene

 

 

 

A Chama no 21º Acanac do CNE

 

Idanha-a-Nova foi durante cerca uma semana a "capital" do Escutismo em Portugal, juntando 10 mil escuteiros vindos de todos os pontos do País a que se juntaram mais 300 escuteiros convidados dos países de língua oficial portuguesa (como Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau) e da China (Hong-Kong), Bélgica, Espanha e França para celebrar os 100 anos do projeto que nasceu da intuição de Baden-Powell.

 

O 21.º Acampamento Nacional do CNE chegou ao fim, marcado por momentos históricos, como a chegada da Chama do Centenário, a renovação da promessa escutista e deu início a um novo centenário do Escutismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encerramento das Comemorações do Centenário

 

Com o auditório do Fórum Picoas a transbordar de participantes, com presença de “antigos” há muito afastados do nosso convívio, dirigentes do CNE de todos os níveis, dos responsáveis dos “antigos” da AEP e da AGP, como os associados da FNA que vieram de todo o pais, encerraram-se as comemorações do Centenário do Escutismo, no âmbito da nossa associação. Numa Sessão Evocativa, onde esteve no espírito dos presentes, também eles protagonistas da bonita e longa história do Escutismo, os acampamentos, novas amizades, fogos de conselho, boas ações e muitas aventuras, falou-se da “Genialidade de Baden-Powell”, como intervenção de fundo deste encontro, sendo orador, Carlos Alberto Pereira, dirigente do CNE, Presidente da Mesa dos CCNN. Também foram ouvidos os testemunhos, daqueles que não podendo estar presentes, quiseram partilhar connosco aquele momento, eles que também fizeram, como nós, a promessa de Escuteiro e que hoje são figuras públicas: José Hermano Saraiva, Meneres Pimentel, D. Manuel Clemente, Margarida Pinto Correia, D. Ximenes Belo, Prof. José Roquette, José Mendes Bota, entre outros. O Coro de Santo Amaro de Oeiras e o seu Maestro César Batalha, colaboraram connosco, preenchendo a segunda parte desta festa de escuteiros, encerrando a Sessão, cantando com os participantes, no final inesquecível a “Canção da Promessa”.

A Região do Porto fez-se representar com um grande numero de associados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fraternidade de Nuno Álvares - Direção Regional do Porto