Notícias

                           

 • Notícias 2016

 • Notícias 2015

 • Notícias 2014

 • Notícias 2013

 • Notícias 2012

 • Notícias 2011

 • Notícias 2010

 • Notícias 2009

 • Notícias 2008

 • Notícias 2007

 

 

 

 

 

 

Notícias 2007

 

Inauguração do Núcleo de Santiago de Bougado - Trofa

 

Realizou-se no dia 24 de novembro a Inauguração do Núcleo de Santiago de Bougado e a renovação da promessa dos primeiros catorze elementos. Á cerimónia estiveram presentes o Presidente e Secretário Regional, associados da FNA dos Núcleos de S.Martinho de Bougado, Rebordões, Burgães, Massarelos e o Agrupamento local do CNE. Depois desta cerimónia teve lugar a Tomada de Posse da Direção de Núcleo e o convívio entre todos.

 

   

 

   

 

 

Núcleo de Burgães

 

No passado dia 28 de outubro, o Núcleo de Burgães da FNA comemorou o seu 4º aniversário. Num lindo dia primaveril, o evento iniciou-se com a concentração junto ao bonito e aconchegante convento de S. José (Fontiscos), seguindo-se a missa com a participação ativa de alguns elementos do Núcleo. No fim da eucaristia, seguiu-se a concentração na agradável mata deste convento. No convívio, estiveram os elementos da FNA mais os convidados deste, a fim de estreitarem os laços e comemorarem da melhor forma o evento. Antes do almoço, ainda houve tempo para o jogo do lenço, com a participação empolgada dos participantes, enquanto alguns elementos do Núcleo e ajudantes preparavam o almoço. Foi um dia muito bem passado, à tarde cantou-se os parabéns e só o cair da noite nos obrigou a abandonar tão animada festa. Obrigado a todos pela presença!

 

 

Novo Chefe Nacional do CNE

 

Realizou-se no passado dia 18 de novembro as Eleições Nacionais para a escolha do futuro Chefe Nacional e respetivos Conselhos.

Os resultados finais, traduziram-se numa vitória por maioria absoluta da Lista (A), “Caminhos com sentido”, liderada pelo Chefe Carlos Alberto Pereira, o mesmo Chefe que interviu como orador principal, no encerramento das Comemorações da Chama do Centenário, no Fórum Picoas, destacando-se pela sua notável oratória e conhecimento do Movimento.

Um bem haja, ao novo Chefe Nacional, e um “”Bravo, Bravíssimo”, para o Chefe Luís Alberto Lidington, por toda a dedicação, trabalho e suor ao longo destes últimos anos dedicados ao CNE. De certeza que, “procurai deixar  o mundo um pouco melhor de que o encontraste”, será o melhor “Louvor” que o Chefe L. A. Lidngton e qualquer Escu(o)teiro podem receber.

 

 

 

Núcleo de Rebordões

 

O Núcleo de Rebordões comemorou no dia 29 de setembro o seu 6º aniversário. A data foi assinalada com

a participação na Eucaristia, romagem ao cemitério, jantar de confraternização e Tomada de Posse de

nova Direção. Estiveram presentes os associados, familiares, amigos e convidados, dos quais se

destacam o Vice-Presidente Nacional Jorge Caria e o Presidente Regional do Porto Francisco Pinheiro.

 

     

 

 

Bento XVI deu graças pelos cem anos da fundação do Escutismo
"Agradeço ao Senhor por todos os frutos que, ao longo deste século, o Escutismo ofereceu"


Bento XVI reconheceu os frutos que o escutismo ofereceu ao mundo e à Igreja, ao celebrarem os cem anos da sua fundação. Este reconhecimento está expresso na carta dirigida ao Cardeal Jean-Pierre Ricard, Arcebispo de Bordéus e Presidente da Conferência Episcopal de França. A 1 de agosto celebra-se o centenário da abertura, na ilha de Brownsea, na Inglaterra, do primeiro acampamento de escuteiros, organizado por Sir Lord Baden-Powell (1857-1941), fundador do Movimento Mundial do Escutismo. «Desde há um século, através do jogo, da ação, da aventura, do contacto com a natureza, da vida em equipa e do serviço aos outros, o Escutismo oferece uma formação integral a todos quantos estão unidos por aquele ideal», recorda o Papa na sua carta escrita em francês. «Com o tempo, surgiram movimentos de escuteiros com uma clara identidade católica», que se estenderam em numerosos países. «Fecundado pelo Evangelho -- acrescenta --, o escutismo não é só um lugar de autêntico crescimento humano, mas também o lugar de uma proposta cristã forte e de uma verdadeira maturação espiritual e moral, assim como de um autêntico caminho de santidade.» «O sentido de responsabilidade que desperta a pedagogia do escutismo leva a uma vida na caridade e ao desejo de pôr-se ao serviço do próximo, a exemplo de Cristo servidor, baseando-se na graça que Cristo oferece, em particular através dos sacramentos da Eucaristia e da Penitência.» O Papa refere ainda na carta a «fraternidade dos escuteiros», que «faz parte de seu ideal inicial e que constitui, em particular para as jovens gerações, um testemunho do que é o Corpo de Cristo, no qual, segundo a imagem de São Paulo, todos estão chamados a cumprir uma missão desde o lugar que lhes corresponde, a alegrar-se com o progresso dos outros e a apoiar os seus irmãos nas atividades». «Agradeço ao Senhor por todos os frutos que, ao longo deste século, o Escutismo ofereceu», confessa, apelando aos escuteiros católicos para que continuem o seu caminho, propondo «aos rapazes e raparigas de hoje uma pedagogia que forme neles uma personalidade forte, fundada em Cristo e desejosa de viver os altos ideais de fé e da solidariedade humana». A carta conclui com um conselho de Lord Baden-Powell: «Sede sempre fiéis à vossa promessa escutista, mesmo que tenhais deixado de ser jovens, e que Deus vos ajude a proceder assim!». E o Papa acrescenta: «Quando o homem se esforça por ser fiel às suas promessas, o próprio Senhor fortalece os seus passos».
Fonte “Cidade do Vaticano”

 

 

Núcleo de Rebordões

 

Realizou-se no dia 10 de junho o convívio anual organizado pelo CNE local, este ano a Águeda, estando também presentes os associados do Núcleo da FNA.

Dia dedicado especialmente ao convívio entre escuteiros, familiares e amigos.

 

 

 

 

2007 Ano do Centenário

 

Milhões de pessoas da maior parte dos países e das culturas do mundo aderiram à Promessa e à Lei do Escuteiro.
2007 não é apenas um olhar sobre o passado. É sobretudo a entrada num novo século do Escutismo. O 100º aniversário do Escutismo deverá proporcionar o seu desenvolvimento.
Queremos preparar o futuro, melhorar o impacte do Escutismo, para benefício de um maior número de jovens, das suas famílias, da Igreja e da sociedade em geral.

Os eixos estratégicos das celebrações do Centenário do Escutismo são:
- Proporcionar um melhor conhecimento do Escutismo, à população em geral.
- Reforçar a unidade do Escutismo na diversidade cultural.
- Promover a melhoria da qualidade da prática do Escutismo.
- Promover a Paz.
- Promover o diálogo inter-religioso.
- Demonstrar o contributo do Escutismo no Ambiente.
- Associar as comunidades.

 

Fraternidade de Nuno Álvares - Direção Regional do Porto