Notícias

                         

 • Notícias 2016

 • Notícias 2015

 • Notícias 2014

 • Notícias 2013

 • Notícias 2012

 • Notícias 2011

 • Notícias 2010

 • Notícias 2009

 • Notícias 2008

 • Notícias 2007

 

 

 

 

 

 

Notícias 2008

 

Núcleo de Ermesinde

 

Como vêm sendo hábito de alguns anos para cá o Núcleo da FNA de Ermesinde em conjunto com o Agrupamento VII de Ermesinde, colaboradores ativos (voluntários) do Banco Alimentar, estiveram presentes nesta onda de SOLIDARIEDADE na recolha de bens alimentares para esta causa, fazendo valer o seu lema de "ALERTA PARA SERVIR" em prol da Comunidade.

 

       

 

 

Induna Indaba em Sintra

 

A Quinta dos Ciprestes (Sintra), local da realização do próximo ACANAC da FNA, acolheu mais um “Induna Indaba”, encontro de responsáveis regionais e de responsáveis de núcleos em cujas regiões não haja responsáveis regionais. Foi no fim-de-semana de 22 e 23 de novembro de 2008 e marcaram presença cerca de 25 elementos, vindos das regiões de Lisboa, Porto, Braga, Algarve e Viseu. No sábado, os trabalhos iniciaram-se com uma apresentação do ACANAC, seguida de uma visita guiada ao campo e às infraestruturas, com informações detalhadas sobre variadíssimos aspetos relativos à organização do acampamento. Há muito trabalho a desenvolver até lá, pelo que serão realizados vários fins-de-semana de trabalho em campo, para a preparação do local, em datas previstas, estando convidados todos os associados da FNA para aderirem a esta iniciativa e colaborarem, assim, com a preparação das melhores condições para o acampamento nacional. Foi, também, apresentado o imaginário do ACANAC – “Regresso às Origens”. Depois da participação na eucaristia na igreja de S. Miguel, lado a lado com os escuteiros do Agrupamento local do CNE, e do jantar partilhado com gostos regionais, o dia terminou com um inesperado e animadíssimo jogo, numa feira de tapetes em Marraquexe.

 

   

No domingo, a primeira parte da manhã foi dedicada ao tema da expansão e crescimento da FNA, com a apresentação de estatísticas e de material de divulgação já produzido, tendo os participantes debatido este tema tão importante para a associação, com testemunhos e propostas. A segunda parte da manhã foi ocupada com uma Boa Ação coletiva, que consistiu na plantação de várias dezenas de arbustos e árvores no espaço da quinta, uma atividade em que os participantes se envolveram com bastante energia e boa disposição, como é habitual entre escuteiros. O Induna Indaba terminou com o almoço e a limpeza das instalações, seguindo a tradição escutista de deixar o local sempre melhor do que quando o encontrámos.

 

   

 

 

Eleições Regionais

 

No dia 22 de novembro realizaram-se as eleições para os novos Órgãos Regionais, para um mandato de três anos (2009 a 2011).

Concorreu uma única lista, composta por:

Mesa do Conselho:

Presidente: Mário Pereira Gomes, Vice-presidente: António Tavares Fontinha, Secretária: Ana Paula Barbosa Silva, Secretária: Belmira Augusta Teixeira Barbosa Gomes

Direção Regional

Presidente: Francisco Manuel Couto Pinheiro, Vice-presidente: Edmundo Moreira Queirós, Secretário: Manuel Duarte Marques Sousa Lopes, Secretário: Jorge Manuel Azevedo Carvalho, Secretário: José Carlos Veríssimo Santana, Secretário: João Manuel Sousa Mota 

Comissão Fiscalizadora

Presidente: José Maria Silva Henriques, Vice-presidente: Diogo Castro Almeida, Secretário: Márcio Israel Fidalgo Sousa

Compareceram ao ato eleitoral 36 associados e os resultados apurados foram os seguintes: 35 votos a favor, 0 votos contra, 0 votos nulos e 1 voto em branco. A Tomada de Posse será feita no dia 6 de dezembro, nas comemorações do Dia da Região, em Santa Maria da Feira. Slide

 

 

Festa de Beato Nuno em Aveiro

 

Região do Porto fez-se representar através do seu Presidente Regional e de associados dos Núcleos de Burgães, Rebordões, Massarelos, S.Martinho de Bougado, Ermesinde e S. Cristóvão de Ovar, na festa de Beato Nuno organizada pela Região de Aveiro à qual tinham sido convidados.

Participou-se na Procissão desde a Igreja de Vera Cruz até à Igreja do Carmo, para depois assistirmos à Eucaristia celebrada pelo Sr. Bispo de Aveiro D. António Francisco, que refletiu sobre o significado dos valores associados a D. Nuno Álvares Pereira, nosso Patrono.

 

 

 

 

Festa de Beato Nuno em Joane

 

Dia 9 de novembro, realizou-se a Festa de Beato Nuno organizada pelo Núcleo de Joane, Região de Braga, à qual a Região do Porto e os seus Núcleos foram convidados a estarem presentes. Participaram para além do Presidente Regional, os Núcleos de Rebordões, Massarelos, Burgães, Alfena, Ermesinde e S.Martinho de Bougado. Começou com um grande desfile, pois as presenças eram muitas, com destino ao cemitério local para homenagear os ente queridos para depois assistirmos à Eucaristia e  investidura de quatro novos elementos do Núcleo organizador. De seguida teve lugar um almoço em Fraternidade.

 

 

   

  

  

 

 

Núcleo de S. Cristóvão de Ovar  

 

Ovar em Fraternidade

Aconteceu no dia 25 de outubro a esperada inauguração do Núcleo de S. Cristóvão de Ovar da FNA. 

Foram momentos de grande alegria para todos os 13 Escuteiros que renovaram a promessa realizada um dia no Corpo Nacional Escutas, os quais individualmente se sentem orgulhosos em voltar a pertencer a uma associação escutista católica, para, em conjunto com os restantes irmãos escutas, poderem viver mais intensamente os princípios do ideal de B-P.  A cerimónia de Oficialização repartiu-se entre a Eucaristia e Investiduras, realizadas na Igreja Matriz de Ovar, e o Jantar comemorativo, durante o qual ocorreu a tomada de posse da Direção do mesmo. Aproveitou-se ainda este momento para evocar os 30 anos do Agrupamento 549-CNE, do qual são oriundos a quase totalidade dos membros do Núcleo. O Núcleo teve a honra de contar com a presença do Agrupamento 549 de Ovar, da Direção Nacional e da Direção Regional do Porto da FNA, bem como de diversos Núcleos das Regiões do Porto e de Aveiro. O dia festivo proporcionou a sentida homenagem do Núcleo ao fundador do Agrupamento 549 José Vítor Duarte, que tendo sido recentemente chamado ao eterno acampamento não realizou o sonho de pertencer ao Núcleo da FNA ora inaugurado. Foram também homenageados o Chefe Joaquim Guimarães e o Assistente Pe. Manuel Bastos, que há mais de 30 anos servem o escutismo em Ovar, e ainda os filiados no extinto Grupo 66 – Beato Nuno Álvares Pereira, que em 1930 introduziram o escutismo associativo na paróquia de Ovar. O Núcleo de S. Cristóvão de Ovar espera agora que o espírito da promessa e da lei escutistas seja o norte de toda a sua atividade, ficando disponível para servir.

 

 

  

 

  

 

 

Núcleo de Ermesinde  

 

CQ… CQ… CT7FNA

Chamada geral aos radioamadores  escuteiros…

Mais um inicio de ano escutista com a chamada geral para a participação no JOTA/JOTI 2008 em que estiveram milhares de escuteiros de ouvidos e olhos colados nas comunicações a nível mundial e como tal o Núcleo da FNA Ermesinde fez-se representar por dois elementos que visitaram duas estações do JOTA/JOTI, a CT7 ART (Rio Tinto) aonde se encontravam também os escuteiros do VII Agrupamento de Ermesinde em atividade (com exceção dos Lobitos), e a CT7 ALF (Alfena), tentou-se a comunicação com a CT7 FNA mas foi em vão, não deixando de ser por isso uma boa confraternização com os dois agrupamentos do CNE e ao mesmo tempo com o Núcleo da FNA de Alfena os quais nos fizeram uma visita guiada á sua sede de Núcleo. Esperamos que para o ano seguinte haja mais participação de outros Núcleos da FNA, mesmo que seja em colaboração com os agrupamentos. João Areias (Núcleo FNA  Ermesinde)

 

 

 

 

Núcleo de Ermesinde  

 

Semana Cultural do Idoso
O Centro Social de Ermesinde, Instituição Particular de Solidariedade Social, através das suas valências de Lar de S. Lourenço e Serviço de Apoio Domiciliário, levou a cabo nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro de 2008, no Fórum Cultural de Ermesinde e Parque Urbano Dr. Fernando Melo, a comemoração do Dia Internacional do Idoso, através da organização de uma semana cultural onde foi abordada a temática da terceira idade. Com esta atividade pretendia-se que os idosos tivessem mais informações, ou pelo menos, tivessem conhecimento onde e como podiam obter informações necessárias para viverem com mais qualidade de vida. Nomeadamente informações relativas à saúde, ajudas técnicas, complementos financeiros, prevenção de acidentes, atividades ocupacionais e de lazer, práticas desportivas, etc. Foi um evento aberto a toda a comunidade do Concelho de Valongo, mas mais direcionado à população sénior e seus cuidadores. A Fraternidade Nuno Álvares e o Agrupamento nr. 7 do CNE de Ermesinde colaboraram mais uma vez com esta instituição, com os seus elementos para a realização desta atividade no dia 4 de outubro, na orientação e encaminhamento das pessoas para os diferentes rastreios (diabetes, tensão arterial, optometria e audiometria) e respetivo registo. Texto: FNA-Ermesinde

 

 

  

 

 

Núcleo de Ermesinde  

  

Núcleo de Ermesinde com a Chama da Solidariedade
Vários elementos da FNA de Ermesinde participaram no dia 26 de setembro na receção da Chama da Solidariedade no Concelho de Valongo e no seu transporte para o Concelho de Santo Tirso. Este evento de dimensão a nível nacional é organizado e promovido pela Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade. Consiste no transporte de uma Chama de Lisboa a Braga entre os dias 19 a 28 de setembro, deixando ao longo do percurso um rasto de festa e animação. É desta forma que a organização promove a Festa da Solidariedade que este ano se realizou em Barcelos. No nosso Concelho de Valongo a organização ao acolhimento da Chama da Solidariedade esteve a cargo do Centro Social de Ermesinde e tal como muitas outras associações e coletividades a FNA de Ermesinde esteve presente mais uma vez num grande evento ajudando desta forma a sensibilizar os cidadãos para a solidariedade.

 

  

   

Mais fotos e Slide shows

 

 

Núcleo de Rebordões  

  

No passado dia 27 de setembro, comemorou-se o 7º aniversário do Núcleo de Rebordões. Simplicidade e humildade do programa, destaca-se a participação Eucarística, a qual presidida pelo Assistente do Núcleo, enalteceu a importância da associação na vida cristã e a sua participação local. A romagem ao cemitério, homenageando intimamente o associado eterno, marcou o dia dada a natureza e importância daqueles que já partiram e que permanece no coração de cada um e de todos. O jantar convívio entre associados, familiares e amigos, proporcionou momentos únicos de Fraternidade, tendo ainda sido exibido um filme sobre a atividade Regional da Taça Itinerante organizado por este Núcleo, proporcionando também ele momentos verdadeiramente emocionantes. Cantados os parabéns, partilhando a alegria, o dia chegou ao fim com devido sentimento de voltar.

  

 

 

Núcleo de Avintes

  

O Núcleo da FNA de Avintes, continua a sua atividade semanal de organização e apoio à manutenção do CEG - Centro Escutista de Gaia, a cargo do Núcleo Douro Sul do CNE. O Local serve igualmente de Ponto de Encontro e outras atividades de cariz religioso, autorizadas pela Direção do Núcleo que ali encontram o ambiente propício à reflexão em contacto com a natureza.

 

   

 

 

Núcleo de Avintes

 

As  1ª  e  4ª  secções do  Agrupamento do CNE de Estarreja, Região de Aveiro, solicitaram a colaboração da FNA de Avintes para  realizarem um Acampamento em local onde pudessem fazer as provas de progressão dos seus elementos. A FNA de Avintes fez os contactos necessários com os proprietários da Quinta do Pizão, que mostraram uma total abertura  e cederam gratuitamente as instalações, tendo a logística e o transporte de Gaia até ao Campo ficado a cargo da FNA. Para além das atividades próprias de Campo esteve no programa a participação na Eucaristia Dominical na Igreja Matriz e uma Romagem ao Cemitério Local com a deposição de uma placa na campa de um elemento do CNE de Avintes, originário daquela paróquia e um momento de Reflexão e Oração no Jazigo-Capela do Padre Saul, que foi durante sessenta anos Pároco daquela freguesia, onde era venerado e por todos querido, pelas suas virtudes. Os elementos da 4ª secção e os dirigentes em campo ficaram  a conhecer melhor  a FNA, e as suas capacidades junto dos Agrupamento e da Sociedade Civil. Ficou a promessa de um encontro e um possível acampamento com membros do CNE daquele Agrupamento, e outros que a ele pertenceram, num passado recente  tendo em vista a fundação de um Núcleo da FNA na Paróquia de Estarreja onde os Caminheiros após a cerimónia da partida pudessem continuar a vivência escutista.

 

  

 

 

1º Acampamento do Núcleo de Ermesinde

 

O Monte da Idanha, em Meinedo (Lousada), foi o local escolhido para a realização do 1º Acampamento do Núcleo de Ermesinde da Fraternidade de Nuno Álvares, nos dias 11, 12 e 13 de julho, com o lema "Um passado sempre presente". Na sua mensagem de abertura, o Presidente da FNA de Ermesinde, Edmundo Queirós, disse que, sendo Meinedo o local mais uma vez escolhido para a realização de uma atividade da associação foi "sinal que sempre fomos bem recebidos". Desta vez não foi exceção, bem pelo contrário… na mente de cada um este sentimento ficou redobrado durante os dias do acampamento. Organizar e realizar um acampamento pela FNA de Ermesinde para os seus associados era a atividade que faltava a este núcleo, mas que agora realizou e na opinião de todos com êxito. As primeiras famílias acamparam logo no dia 11 e preparam a receção para as restantes no dia seguinte. O segundo dia foi ocupado com a completa montagem de campo, a preparação de refeições para as quatro dezenas de participantes, passeios pedestres pelos locais circundantes do acampamento e a realização de vários jogos tradicionais escutistas e populares. À noite foi a vez de nos juntarmos, como antigamente, em reunião para convívio, não à volta da fogueira, porque tal é proibido, como todos sabemos, mas mesmo assim foi um bom momento onde revivemos as ultimas atividades através de projeção de slides. Recebemos ainda a visita do Presidente Regional da FNA, Francisco Pinheiro. Na manhã do terceiro e último dia deste acampamento efetuou-se uma caminhada pela aldeia de Meinedo, organizada pelos dirigentes do agrupamento do CNE local, que nos levou a alguns locais que integram a rota do Românico do Concelho de Lousada, a Igreja Matriz, as pontes de Casais e de Espindo sobre o Rio Sousa e a casa de Vila Pouca. Nesta atividade ficou bem patente o espírito de bem receber dos dirigentes do CNE de Meinedo que, para alem da excelente organização pelo trajeto escolhido, ainda nos presentearam com uma simpática merenda para recuperarmos forças. Foi uma agradável surpresa. Pela tarde e com o mesmo espírito de alegria dos primeiros dias, o acampamento foi desmontado e depois da canção do Adeus o regresso a casa com a promessa de um dia lá voltar. Termino com um texto local, escrito há 70 anos sobre o Concelho de Lousada, ao qual pertence a aldeia de Meinedo: "Lousada a todos encanta e cativa (…) Há qualquer coisa de superiormente inefável neste ar leve que aqui se respira; nesta boa gente que, ao passar, nos saúda, e naqueles horizontes azulados que se afastam sem fim." J. Jacinto Mota


     

       

 

 

Papa reconhece milagre do Beato Nuno de Santa Maria - Caminho para a Canonização está completo

 

Bento XVI abriu em 3/7/2008, as portas à Canonização do Beato Nuno Álvares Pereira, ao autorizar a promulgação de dois decretos que reconhecem um milagre atribuído ao futuro Santo português e as suas virtudes heroicas. Os decretos foram tornados públicos esta pela Sala de imprensa da Santa Sé, após uma audiência concedida pelo Papa ao Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. O Beato Nuno de Santa Maria (1360-1431) foi beatificado em 1918 pelo papa Bento XV, e nos últimos anos, a Ordem do Carmo (onde ingressou em 1422), em conjunto com o Patriarcado de Lisboa, decidiram retomar a defesa da causa da canonização. A sua memória litúrgica celebra-se, atualmente, no dia 6 de novembro. O processo de canonização do Beato Nuno de Santa Maria, D. Nuno Álvares Pereira, foi reaberto no dia 13 de julho de 2004, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, com a sessão solene presidida por D. José Policarpo. A cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus, uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. A cura de Guilhermina de Jesus, depois de ter pedido a intervenção do Santo Condestável, foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que a consideraram miraculosa. A história deste processo já poderia ter conhecido o seu epílogo quando, em 1947, o papa Pio XII se manifestou interessado em canonizar o Beato português por decreto. O estado de uma Europa destruída pela II Guerra Mundial fez, porém, com que a Igreja portuguesa recusasse este motivo de festa. Trabalhos levados a cabo pelos Cardeais Patriarcas de Lisboa D. José III (1883-1907) e D. António I (1907-1929), secundados pela Ordem do Carmo, culminaram com o Decreto da Congregação dos Ritos “Clementissimus Deus” de 15 de janeiro de 1918, ratificado e aprovado pelo Papa Bento XV em 23 do mesmo mês e ano. Esses trabalhos, retomados pelo Episcopado Português, culminaram com a já referida permissão de Pio XII para que o processo da canonização prosseguisse. Quando após a beatificação se verifica um outro milagre devidamente reconhecido, então o beato é proclamado “santo”, como acontecerá com D. Nuno Álvares Pereira. Fonte: Agencia Ecclesia

 

 

Núcleo de Rebordões

 

No dia 21 de junho, Junta de Freguesia e os Rebordoenses comemoraram o 11º aniversário de elevação de Rebordões a Vila. Pela primeira vez, a Junta convidou todas as associações da Vila a conviverem umas com as outras, organizando um torneio de sueca e outro de futsal. O Núcleo de Rebordões participou ativamente nestas provas. Foi um dia diferente onde não faltou, para além do convívio entre associações, a boa disposição que este tipo de encontros proporcionam. Fica no pensamento de todos comemorar futuramente o dia das associações juntamente com o aniversário da Vila. À noite esteve um grupo musical a atuar, depois procedeu-se à entrega dos prémios, serviu-se o bolo de aniversário juntamente com o champanhe e para finalizar foi lançado fogo de artificio.

 

 

Núcleo de Ermesinde

 

No passado dia 14 de junho, os escuteiros da Fraternidade de Nuno Álvares de Ermesinde celebraram o 16º aniversário da fundação do seu Núcleo. A atividade deste dia de aniversário esteve dividida em quatro vertentes, a religiosa, a de memória, a instrutiva e a de convívio, todas elas de grande importância e significado para nós escuteiros. Assim, logo ao início da manhã concentraram-se os escuteiros da FNA e seus familiares na Capela de S. Silvestre, onde se cumpriu a primeira parte da nossa festa, a religiosa, com a Celebração da Palavra. Logo de seguida cumpriu-se a segunda parte, com uma romagem ao cemitério de Ermesinde onde foi feita uma pequena homenagem aos escuteiros da FNA de Ermesinde já falecidos. A terceira realizou-se a meio da manhã na LIPOR, com uma visita guiada às suas instalações, onde foi possível ficar a saber mais e melhor sobre o tratamento dado aos resíduos urbanos e sua reciclagem. Finda esta visita o grupo partiu para o Parque de Stª Mª de Avioso, onde se realizou o almoço (piquenique) e convívio com muita alegria e animação onde, como não poderia deixar de ser, se cantaram os parabéns por mais um ano de vida do nosso Núcleo FNA e se tiraram as fotos de grupo para a posteridade. Nesta festa estiveram presentes cerca de meia centena de participantes. J. Jacinto Mota - FNA Ermesinde

 

Mensagem do Exmo. Sr. Padre João Peixoto

Desejo a todos os membros da FNA que neste dia experimentem a alegria da vida fraterna na prática do ideal que os irmana. Só podereis ser «Fraternidade» se mantiverdes a permanente relação a um Pai Comum. E esse é Aquele que invocamos como «Pai-Nosso». Crescei nessa fraternidade até à estatura que o Santo Condestável, vosso Patrono, alcançou. E assim estareis mais perto de alcançar a própria estatura de Cristo nosso Senhor, por Quem e em Quem, na comunhão do Espírito, somos Filhos do Pai do Céu. A todos auguro um dia ditoso e abençoado. P. João Peixoto

 

   

   

 

 

Núcleo de Grijó

 

O Núcleo de Grijó comemorou no passado dia 31 de maio o seu oitavo aniversário, com uma cerimónia simples entre os seus elementos, alguns convidados do CNE e do Núcleo de Avintes. Durante a Celebração Eucarística que decorreu na Igreja do Convento, foi investido um novo elemento, oriundo do Agrupamento de S. Martinho de Anta, uma jovem promessa para reforçar a equipe da FNA de Grijó. Finda a cerimónia, houve um jantar para os que puderam participar, num restaurante local.

 

 

Inauguração da sede do Núcleo da Murtosa

 

Realizou-se no dia 24 de maio a inauguração da sede do Núcleo da Murtosa, Região de Aveiro. O dia começou com um passeio de autocarro por Murtosa e arredores, “Um paraíso por descobrir”. De tarde veio a sessão solene, bênção, visita às instalações e a eucaristia juntamente com o Agrupamento 190 do CNE local. O dia terminou com um jantar oferecido pelo Núcleo a todos os participantes. A Região do Porto esteve representada pelo seu Presidente Regional e também pelos Núcleos de Avintes e Rebordões.

 

    

       

       

 

 

Núcleo de Ermesinde - Dia de São Jorge e Dia Paroquial do Doente

 

Dia 23 de abril é o dia de São Jorge, Patrono dos Escuteiros, assim foi no dia 20 a sua comemoração na qual participaram os Escuteiros da Região do Porto sendo este ano realizado nas Terras de Santa Maria da Feira. Como tal o Agrupamento VII não podia faltar a esta efeméride e para isso fez-se representar por todas as secções. Porém nesse dia houve mais atividades na paróquia na qual o Núcleo da FNA se fez representar bem como o CNE que esteve representado pelo Chefe Adriano e o Grupo de Jovens. Era dia de festa, sim festa para alguns "jovens" e não só, pois mais uma vez se realizou o "Dia Paroquial do Doente" com realização de uma cerimónia a cargo do Pároco Cónego João Peixoto e de dois missionários da Consolata. Antes mesmo da cerimónia colaborou-se na chegada dos diversos "jovens", com um bonito sorriso, vindo uns pelos seus próprios meios, outros foram transportados pelos Bombeiros e pelo Centro Social, para se sentirem em família. A tarde deste Domingo acabou com um lanche quentinho, servido na Cripta, para aquecer as diversas Almas, num dia frio e chuvoso e com a atuação do grupo de cavaquinhos para alegrar ainda mais os participantes, não deixando de haver um pé de dança para quem podia, assim como também não é de esquecer a distribuição de uma rosa e um terço pelo nosso Pároco a todos os participantes.
FNA - Ermesinde

 

 

 

 

 

 

Conselho Nacional

 

Realizou-se nos dias 5 e 6 de abril o Conselho Nacional como de costume em Fátima e que acolheu cerca de 120 associados (dos quais 100 conselheiros). A Região do Porto esteve lá e bem representada.

Pela primeira vez na história da FNA, as quatro Regiões estabeleceram um acordo que viria a forçar a alteração da ordem de trabalhos e a consequente criação de uma comissão para rever os Estatutos e Regulamentos da associação. Foram abordados vários temas, sendo o mais polémico a Expansão da FNA. De notar que este tema tinha sido já abordado numa reunião em S.Jacinto de uma forma especial, devido à sua importância estratégica para a associação. Outro tema de elevada importância, foi o seguro, para o qual teve direito de intervenção um responsável pela sua implementação a explicar detalhadamente todo o seu formato. Dada a importância dos momentos que se adivinham num futuro próximo sobre o nosso Patrono, Beato Nuno, foi criada uma comissão para as comemorações em 2010 dos 650 anos do seu nascimento. Quanto à sua canonização prevista para este ano, essa comissão oportunamente dará notícias aos associados. De referir também a atribuição pela Direção Nacional da Medalha de Solidariedade ao Presidente da Direção Regional do Porto, Francisco Pinheiro, pelos serviços prestados em nome da Direção Regional do Porto, à associação.

 

           

 

 

Seguro de Acidentes Pessoais

 

A Direção Nacional fez recentemente uma cobertura de Acidentes Pessoais com a Real Seguros, para os associados interessados em ter seguro. A apólice teve o seu início em 1 de abril e vigora por um ano e seguintes, numa primeira fase de adesão voluntária. Para aderir, basta preencher o boletim de adesão que foi enviado a todas as Direções de Núcleo ou tirar através deste site em (Documentos). Depois entregam o boletim e o seu pagamento à Direção do Núcleo para posteriormente esta o enviar à Direção Regional, ou se pretenderem podem enviar diretamente para a Direção Nacional. No caso de quererem fazer o seguro só para uma atividade, o seu valor é igual ao de uma anuidade. Nos anos seguintes deverá o respetivo valor ser incluído aquando do envio do Censo anual.

 

 

Vida e Obra de Dom Nuno Álvares Pereira – o Santo Condestável

 

Prevista para o final deste ano, a canonização de Nuno de Santa Maria, mais conhecido como D. Nuno Álvares Pereira, leva a editora Via Occidentalis a relembrar a vida e obra de um dos mais influentes homens na resolução da crise de 1383-1385, que ameaçava deixar a coroa portuguesa nas mãos de Castela. Da sua infância e chegada à corte como pajem da Rainha, à sua nomeação como Condestável do Reino e o seu papel no assassinato do Conde de Andeiro, passando ainda pela sua devoção a Deus e à Igreja, os milagres que lhe são atribuídos e o culto popular em seu torno, esta biografia apaixonante, da autoria de G. Leslie Baker, oferece uma oportunidade única de contemplar, em profundidade, todos os detalhes acerca da vida do homem-forte de D. João I.

Autor:G. Leslie Baker,Nº págs:254, Formato:140 x 225 mm,

Editora:Occidentalis http://via-occidentalis.blogs.sapo.pt/12034.html


Também pode ser adquirido na loja da Porto Editora, na Rua da Fábrica no Porto.

 

 

Núcleo de Ermesinde participa no ACAGRUP

 

14 de março de 2008.

O Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento nr. 0007 de Ermesinde, comemorou os seus 82 anos de existência com um ACAGRUP nos dias 14, 15 e 16 de março, juntando as 4 Secções, Dirigentes, Núcleo da FNA de Ermesinde, familiares e amigos numa verdadeira jornada de confraternização e alegria.

Parabéns. Obrigado, pela vossa amizade.
FNA Núcleo de Ermesinde

 

   

   

   

 

 

Baden Powell é nome de montanha no Nepal

 

Um dos picos mais altos do Nepal foi batizado com o nome de Baden Powell. O Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Reino do Nepal decidiu atribuir a um pico de 5.890 metros de altitude o nome do fundador do escutismo, Lord Baden Powell. Esta decisão veio no âmbito das celebrações mundiais do centenário do escutismo em 2007. Este monte está situado na região de Lamtang, no distrito de Rasuwa, e o seu nome na língua local é Monte Urkema. Já foram identificados 1.311 picos no Nepal e o governo permite que apenas 326 deles sejam escalados e o agora chamado Monte Baden Powell nunca foi escalado.
Espera-se que o monte com o nome de Baden Powell se torne num ponto de expedições de escaladores de todo o mundo, em particular de escuteiros. Importa ainda referir que Baden Powell é o segundo estrangeiro a ter o seu nome atribuído a uma montanha do Nepal. O primeiro, e único até agora, foi George Everest."

 

 

Induna Indaba 2008

 

No belo Centro de Formação Ambiental do CNE em S. Jacinto, reuniram 58 dirigentes nacionais e regionais da Fraternidade de Nuno Álvares. Este encontro teve como objetivo a análise do “Crescimento e Expansão da FNA". Foram criados diversos grupos de trabalho, com os nomes das famosas patrulhas, Águia, Lobo, Esquilo, Raposo, Tigre, Açor, etc. sendo o trabalho encarado de forma decidida. Analisaram-se números, traçámos objetivos, abordámos temas que inquietam os nossos responsáveis. Com este grupo de dirigentes a FNA, estamos seguros, vai crescer para Servir mais e melhor, e para isso também conta com a colaboração de todos os Escuteiros. Este encontro também contou com a disponibilidade do Pe. Manuel Augusto, Assistente Regional do CNE em Aveiro, que celebrou a Eucaristia. A Região do Porto esteve presente.

 

    

 

 

Núcleo de Ermesinde

 

Natal!  É sempre quando o homem quiser.” 

É a frase que ouvimos muitas vezes.

Foi o que aconteceu no passado dia 6 de janeiro, dia de Reis. O 7º Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas de Ermesinde reuniu, no Salão Nobre do Centro Social, todos os seus elementos, familiares, amigos e os Associados da Fraternidade de Nuno Álvares, do Núcleo de Ermesinde, para a sua já tradicional Festa Natalícia. Depois do almoço convívio, seguiu-se a parte recreativa, com a participação de todas as secções do Agrupamento e da FNA. O nosso Núcleo, projetou um pequeno filme, com um resumo das atividades em que participou durante o ano de 2007, sendo de salientar as comemorações do Centenário do Escutismo Mundial, onde a caminhada da Chama do Centenário foi o ponto alto. Estamos muito gratos a todos os Dirigentes e responsáveis deste nosso Agrupamento pelo carinho com que nos recebem e tratam. Na verdade, o escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros escutas. Bem hajam. Uma vez escuta, sempre escuta. Bom Ano 2008. Texto:Edmundo Queirós

 

 

  

  

 

Fraternidade de Nuno Álvares - Direção Regional do Porto